John Sykes morre aos 65 anos

Como grande fã de Thin Lizzy e de Whitesnake, lamento muito a morte do John Sykes. Um grande guitarrista, antes de tudo. Uma pena. Partiu jovem, aos 65 anos, após lutar contra um câncer.

Em 2009, tive o prazer de entrevistá-lo para um superespecial que fiz sobre o Thin Lizzy para a Rock Brigade, na época em que fui redator-chefe da revista. Uma matéria, aliás, incrível, com depoimentos de simplesmente TODOS os guitarristas que passaram pela banda.

Pra homenagear o Sykes, aqui vão alguns trechos do papo que bati com ele.

“Foi incrível, como realizar um sonho!”, disse sobre preferir o Thin Lizzy à banda de Ozzy, para a qual fazia teste na época em que se juntou a Phil Lynott e cia.. “Mal podia acreditar que aquilo estava acontecendo”.

Sobre o fim do Thin Lizzy, ele arriscou: “Para mim, Phil não queria realmente parar. Foi triste para todos nós. Era uma grande banda, fantástica! Eu achava que voltaríamos a nos reunir algum tempo depois.” Sykes ainda continuou trabalhando com Lynott, em sua carreira solo. “Saí em turnê para divulgar seu disco. Ele queria que eu permanecesse, mas acabei entrando para o Whitesnake.” (a bordo do Whitesnake, ele veio ao primeiro Rock In Rio).

Sobre Phil Lynott, que morreria em janeiro de 1986, Sykes lembrou: “Era um cara incrível e que me deu uma grande chance quando me chamou para entrar na banda. Devo muito ao Phil. A última vez em que estivemos juntos foi poucos dias antes de sua morte. Fiquei hospedado em sua casa e passamos bons momentos. Amo Phil e sinto muito sua falta”.

No início dos anos 2000, Sykes participou da reencarnação do Thin Lizzy, e me contou: “Todas as noites eu dedicava os shows ao Phil. Suas músicas são atemporais e clássicas.

RIP John Sykes

*Foto: Facebook oficial de John Sykes